quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Diário de viagem

A saída

Eu que nunca tinha andado de avião, fiz isso pela primeira vez hoje com minha irmã, Bolinha, quer dizer, Paulinha. Ela ia me explicando cada passo. Nosso voo saiu às 01:20 hs. Na sala de embarque tinha um cara muito bêbado, que eu não sei como entrou lá. Todas as pessoas ficavam se entreolhando, achando aquilo um absurdo ao que indicava suas expressões. Só eu e minha irmã achando uma graça ele falando com todo mundo como se lhes conhecesse.
Entramos no avião.
Do nosso lado tinha um cara sentado que me deixava com aquela impressão de que já o conhecia. Depois percebi que ele é a cara do Anderson Silva. Estou arrependida de não ter tirado uma foto dele enquanto dormia. Cada vez que respirava eu sentia o cheiro de álcool e por isso preferia ficar virada pra minha irmã. Ela ia na janela, eu no meio e ele no corredor. Teve uma hora que precisei ir ao banheiro ele lá, dormindo profundamente. Tive que sacudi-lo, com o apoio dos amigos dele da outra fileira pra poder sair. E quando voltei... ele dormia de novo. Sem saber se deveria pedir desculpas, agradeci a ele por não fazer cara feia por acordá-lo. Não acordou nem na hora que o lanche foi servido. Torradas, biscoitos, geleia, suco e requeijão.
No nosso voo também veio o Marcelo Rosembaum, do Lar Doce Lar, que eu lembrei que estava em Teresina porque vi que daria uma entrevista na tv.

Paulinha me futucava pra ver as nuvens, pra ver a Frei Serafim, pra ver a asa do avião... Nossa! Como Teresina é bonita de cima! Dormimos mais ou menos... todo mundo que viaja sabe como é aquele sono. Menos o sósia do Anderson Silva.

Por volta das cinco foi anunciado que desceríamos. Adoro brasileiros falando inglês. Parece que está legendado. Pela primeira vez fiquei pensando como é legal dizer “Aqui quem fala é o comandante”.Deve ser o tipo da profissão que dá aquela felicidade no peito cada vez que é necessário repetir “Aqui quem fala é o comandante, da cabine de comando”. Meio narcisista. Mas bonito.

Ao descermos minha irmã me chamava a atenção para a diferença de tamanho entre São Paulo e Teresina:

- Dai, tá vendo como São Paulo é muito maior.
- Teresina é mais plana.
- Não, é o avião que tá torto.
- É tá torto pro nosso lado. Somos mais pesadas.

Rimos juntas.
Ao descer, vinte graus e nenhum frio. O que estava acontecendo comigo? Umas duas horas de ônibus depois, escrevo da cama debaixo da beliche onde vou dormir esse quase um mês que vou passar aqui, com as minhas mulheres e meus primos. As cadeiras tinham em seus protetores de cabeça a seguinte frase: Encontrar o que você busca para conseguir o que você precisa. É isso que São Paulo tem a me ensinar? Melhor avisar ao Kooi que já estou em terra firme. E chuvosa.

E na cabeça, uma música:

“...menino bonito, menino bonito, ahh
ow, menino bonito, menino bonito, ahh...”





2 comentários:

Anônimo disse...

Daiiii...aproveita bastante...adorei o diário de bordo do avião..e principalmente o "Anderson Silva"..kkkk.bjaum Hellen

Dai disse...

Obrigada, querida!
Vou aproveitar mesmo. Beijos!