domingo, 17 de julho de 2011
Série Pesquisando Gênero: Gênero, número e grau
Aqui quero escrever de forma acessível a quem nunca aprendeu as desconstruções das Ciências Sociais que tanto chocam os iniciantes. O dicionário online de português dá a seguinte definição de gênero:
s.m. Grupo da classificação dos seres vivos que reúne espécies vizinhas, aparentadas, afins, por apresentarem entre si semelhanças constantes: o lobo é uma espécie do gênero “canis”; todas as espécies de roseiras são agrupadas no gênero “rosa”.
Maneira de ser ou de fazer: é esse o seu gênero de vestir-se.
Gênero literário: variedade da obra literária, segundo o assunto e a maneira de tratá-lo, o estilo, a estrutura e as características formais da composição: gênero lírico, gênero épico, gênero dramático.
Gênero humano: a espécie humana.
Gênero de vida: modo de viver, de proceder.
Nenhuma dessas se adéqua ao que estudo. O gênero pesquisado pela Antropologia é o estudo das diferentes formas de viver sua condição sexual. Não quer dizer diretamente o que é, porque isso seria muita ousadia. Mas quando pensamos em gênero trazemos à tona todo o aprendizado de uma vida sobre o que é ser homem e o que é ser mulher. E junto com isso o que é ser gay (lésbicas também são gays). É levado em consideração que a vida sexual é parte fundamental da vida de qualquer pessoa e da forma como se relaciona com as outras e não se refere apenas a amor. Gênero é talvez antes disso, as formas de aparecer para o mundo, mas assumindo algumas atitudes que se definem geralmente como de homem ou de mulher. Basta parar pra pensar naquela pessoa esquisita que não se sabe se é homem ou mulher, porque ela subverte as idéias que temos dessa separação. Ficar nessa dúvida é também pensar o gênero.
Só não pense que estamos pesquisando para apontar os desvios, as anormalidades. Não nos cabe essa atitude e nem acreditamos que isso exista. Estamos pesquisando para compreender o comportamento das pessoas e como a cultura ensinou isso a elas. Gênero é o que as pessoas aprenderam. Sexo é como nasceram e sexualidade são as relações desse sexo e desse gênero.
Mas quero plantar a dúvida agora, dizendo que nada do que foi dito acima é uma verdade no sentido estrito do termo. Tudo que falei pode e deve ser posto em discussão. É esse debate interminável que interessa a quem estuda o gênero das pessoas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário