quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quem tem medo do namoro grude: resposta a Anônimo


Pessoal, achei interessante o comentário que recebi no post “Quem tem medo do namoro grude”. Como os comentários são abertos em meu blog e a pessoa não assinou, acredito que não tem problema copiar aqui. Abaixo vai o meu comentário sobre e desde já o agradecimento pela atenção do comentador.

Anônimo disse...
Existe uma frase bem verdadeira que diz, pra amar alguém de verdade, primeiro tem que amar você mesmo. É aprender a ficar sozinho que aprendemos a ficar junto. Até porque na vida, quase nunca é possível estar sempre perto, e como a pessoa que namora um namoro grude vai reagir ao passar 2 meses sem o namorado? Vai surtar? Enlouquecer? Ficar triste? Então, como saber realmente se é amor, já que não conseguem ficar longe suficiente que já é motivo de tristesa e indo até mais longe, carência e solidão? Aprender a ficar sozinho é fundamental, ter seu espaço e seus momentos juntos e também separados. A vida não deve se limitar só ao outro, pelo contrário, o outro tem que ser uma extensão de você mesmo, pra que possam os dois terem momentos separados mas que quando se juntam, tem muita coisa pra contar e que termina sendo uma experiência dos dois! Em relação a amizade, levar namorado ou namorada pra sair com as amigas por exemplo. Claro que tem coisa que mulheres conversam só quando estão somente mulheres! faz parte! e tem que saber respeitar isso, assim como tem coisas que os homens conversam quando estão só os homens... O namoro grude atrapalha um pouco essa parte da amizade, porque tira essa liberdade que era pra ser, mas termina não sendo, essencial. Sem contar que existem etapas da vida, viver como casado antes de casar, é jogar momentos com os amigos que não vão voltar nunca e em troco de quê? Já que se é amor, o casamento é algo certo mesmo, é uma etapa que vai chegar de qualquer forma, porque apressar isso no namoro? E já falando em casamento, voltamos de novo pra parte do viver sozinho, se durante o namoro não sabe o quanto o outro aguenta ficar longe, já pensou se no casamento, por conta de trabalho ou de estudo, vá fazer um treinamento em outro estado ou curso, coisa do tipo, e fique longe e o outro não suporta? É por isso que acontece as traíções, as bebedeiras, os problemas de confiança e tudo mais. Porque não sabiam viver sozinho, achavam que sabiam mas não tentaram isso durante o namoro. Concordo com quase tudo que disse só acho que precisa ter os dois momentos, o grude e o momento por fora do namoro, e saber respeitar cada momento e tirar o máximo disso. Namoro grude sufoca, porque amizade precisa existir entre outras pessoas, e amizade de verdade não inclui levar o namorado de brinde pra todo lugar, que isso termina tirando privacidade dos amigos e amigas. Elas ficam sem jeito de comentar algo, eles ficam sem jeito de fazer algo. Claro que a pessoa tem escolha, ter amigos meio que forçadas dos dois, normalmente de casais, mas não é a mesma coisa. Isso sem contar na hora de terminar, como fica? Um dos dois sempre fica sem chão. O quê? namoro grude não termina nunca? Indo atrás de casos de suicídios por conta de namoro, é fácil ver que a maioria é por conta de namoro grude ou amor obssessivo que acabou para um dos lados. De novo digo, por isso que é importante o consenso, precisa-se de liberdade, viemos dela, vivemos dela, brigamos por ela. Mesmo casado precisa ter seus momentos sem o namorado e se seu namorado ou namorada não respeita isso? Então isso não é amor.


Não sou do tipo que acha que namoro se opõe a amizades. E olha que já briguei muito na vida com pessoas ciumentas que tentaram me afastar de meus amigos. Deixei bem claro que no mundo em que vivemos é impossível um casal ser uma ilha, e até usei a metáfora da ilha deserta para falar que somente assim é que é possível os dois existirem isoladamente, sendo que cada um pode, em um momento de privacidade correr para moitas separadas. Quando me refiro ao mundo de hoje, falo de privacidade, trabalho, estudos, laser, etc. Os amigos estariam de fora? Por que razão? E a família? É velha essa noção de que quem namora grude não tem tempo pra mais nada. Grude não significa 24 horas juntos porque não acho que isto exista.

Namoro grude sufoca? Não existe uma só resposta. Responder isso apressadamente é julgar todos por si. E aquelas pessoas que estão felizes sendo sufocadas? Não acredita ser possível?

Não entendi a ênfase nos amigos. Namorar não é largar os amigos. Percebo que essas críticas não se aplica por exemplo, a namorados que moram juntos. Alguém duvida que essas pessoas tenham amigos? Elas dormem juntas, comem juntas, vivem intensamente os defeitos e as qualidades um do outro.

Espero que pessoas que sabem interpretar tenham notado que falei em duas conscepções de namoro grude. Uma ruim e uma boa. Meu texto vinha exatamente em oposição à noção tão batida de que quem namora “muda”, “some”... Quero buscar respostas mais aprofundadas. E em momento nenhum falei de pular etapas. Quando utilizo a expressão “brincar de estar casado” falo de uma simulação e se alguém se sente intimidado por isso, a questão é outra. Até porque falei em casamento no futuro: “vai ser o máximo”. Não defendi uma união irresponsável ou precipitada.

É por essas e outras que nos damos melhor com um parceiro(a) e não com outros(as), concordam? Algumas tem o poder de valorizar nossas qualidades e potencializar nosso aprendizado sobre a vida e o mundo. Acho que essas são relações que, sendo grude ou não, são interessantes. Há namorados que se dão melhor que casados e isso é inegável.

Quando falei em dinâmica do relacionamento, achei que a palavra “dinâmica” falasse por si só e demonstrasse que existe uma flexibilidade. Flexibilidade essa que só quem namorou mais de dois meses sabe que tem que haver. A vida vai se reorganizando. Por isso falei de relacionamentos inteligentes. Desculpem se omiti exemplos de outros não tão inteligentes, mas essa não era a proposta.

Pensei ter mostrado que o namoro em que os dois se envolvem intensamente não é sempre massacrante e faz com que as pessoas a personalidade. Continuo achando que isso é preconceito de quem quer criar uma lei. Namoro liberal = legal. Namoro grude = brega. Existem muitos meios termos nisso.

Ah, e não vão nessa de suicídio só por causa de amor, não, que isso também pode nos pregar peças. Alguém que chega a se matar ou tentar se matar passa por um processo complexo e que só quem não entende acha que é “repentino”, ou seja, começou quando o outro terminou.

Sobre trabalhar ou estudar em outro estado, vai do relacionamento. Cabe aos dois conversar e ver quais são suas metas. É ficar juntos a longo prazo? Mais uma vez percebo como é forte a rejeição das pessoas por casais assim. Já dizia meu professor Benedito.

Sentir falta existe. Não importa se é grude ou não. Defendi a diferença entre dependência e intensidade.

Não coloquem palavras na minha boca. Acho que revisitar o que eu escrevi ajuda. Falar de namoros obsessivos e dizer que isso é culpa do número de vezes que se encontram é muito senso comum. Referi-me a relacionamentos saudáveis e, por isso mesmo, de pessoas que se fazem mutuamente bem, usei até musiquinha. Não tentem me desmentir com coisas que eu não afirmei. Meio forçado isso. Se eu fosse falar de todos os aspectos de um namoro esse blog não daria conta.

Gostaria de comentar tópico por tópico. Deixo para os visitantes fazerem a comparação. Termino novamente agradecendo ao comentador, repetindo que entendo as diferenças de concepção, pedindo que não leve para o lado pessoal pois me incentivou a escrever reafirmando o que eu pensava, e repetindo um dos parágrafos do meu post:

Namoro grude é uma definição vulgarizante. Existem pessoas que nunca se viram, namoram por internet e se destroem em cobranças e desconfianças. Já vi casos assim. Queria só dizer que a ideia não é estar perto pra controlar. É estar junto apenas porque a pessoa é linda demais para estarmos longe e enfeita sua vida com carinho, dedicação. Namoro grude que vale a pena é aquele que é um porto seguro nas horas complicadas. É quando a pessoa ao lado viu com os próprios olhos o quanto você estudou e tirou nota ruim, viu o que fez você chorar e por isso mesmo, nem precisa de palavras .

5 comentários:

Anônimo disse...

Minha amiga Dai, em nenhum momento levei para o lado pessoal, pelo contrário, realmente respondi pensando nos prós e porém de tudo, não foi objetivo aqui questionar ou criticar o estilo de vida de alguém, mas apenas as ideias colocadas no blog, afinal, tenho certeza que é pra isso que escreves, ter uma discussão saudável e que levem a ambos crescerem em comcepções e pensamentos. Além do mais, concordo com você, você é parecida comigo, sabe disso. Quando escrevi não foi pensando em você ou em mim, apenas mesmo pra fever um pouco essa discussão. A propósito, quando falei em suícidio foi com o pensamento mais por conta daquela modelo que se jogou do prédio por conta da falta que tinha do falecido (também por suicídio) namorado, e olha que não falo da obssessão, que isso ela tinha mesmo. Enfim, se prestou atenção, no meu texto não disse exatamente que namoro grude é ruim ou que é impossível de ser feliz com isso, só disse e afirmei que precisa ter os dois tipos, que um só e de forma intensa, como não foi esse caso que você quis dizer, é prejudicial. Ah, enfatizei a questão da ênfase a amizade, foi por conta do seu exemplo do Henrique (A propósito? já melhorou da perna?) em relação a saída com as amigas, que penso eu, seja necessário. Porque acredito que tenha coisa que devem ficar só entre as mulheres e vice-versa, não concorda? Momento clube da luluzinha e momento clube do bolinha, que eu quis dizer, e isso é necessário. Enfatizei a amizade porque tem amigos dele que não são obrigados a se darem tão bem contigo, assim como tem amigos seus que não são obrigados a se dar tão bem com ele, de qualquer forma, como é possível se os dois só saem juntos? Claro que ter amigos que gostem somente do casal é uma opção, mas será que é necessário isso? Isso usando o exemplo e supondo que fosse assim no caso, já que desconheço essa parte do seu namoro e aliás, foi um infeliz exemplo fantasioso, somente pra tentar passar meu ponto de vista. Quando falei que namoro grude sufoca foi exatamente o namoro grude 26 horas diária, onde não se tem um pouco de solidão. Mas você já se explicou no caso, não é aquele namoro grude grude grude... é um namoro semi grude, e esse é o que eu concordo e acho saudável, não o outro que é prejudicial e o que tanta gente critica e esteriotipa. Agora a outra parte, em relação a simulação de casado, eu acho bem legal isso, só não acho que seja necessário viver nisso, apenas ter umas situações aqui e acolá, que acredito ser o mesmo caso que você disse. Simulação aqui e acolá quando der, mas não fazer disso o namoro. O que falei em etapas foi que namoro é viver sua vida pensando em você para que consiga pensar no outro, e casamento já é pensar sua vida como sendo do outro. Er. quer dizer... deu pra entender? Meio confuso isso, mas simplificando, acho que tem tempo pra tudo pra quê mudar antes da hora? Não me referi a uma união irresponsável, só quis dizer que o namoro também é o máximo.
Há namorados que só servem como namorados, casados? jamais! Isso é totalmente verdade mesmo. Também concordo muito com a parte do questão de metas, só acho que não precisa se preocupar em ficar perto demais quando se ama de verdade, sempre se dá um jeito, né verdade?... Em relação a quantidade de se ver, é porque namoro obssessivo e quantidade de vezes que se vê são diretamente proporcionais. Não acho que namoro grude seja brega, eu tenho um namoro grude, apenas penso que dos inúmeros tipos de namoro grude que existem, a grande maioria exagera ou não tem a maturidade de manter isso num limite que beira a razão. Em relação ao parágrafo que você repetiu, achei ele 10. Em relação a você? Tá escrevendo bem, ein? Tá de parabéns... Em relação ao Henrique e você? Claro que sou uns dos primeiros convidados do casamento... hehehehe... Pois é, o mundo seria muito chato se todos penssassem igual e ouvesse apenas uma verdade. p.s- Será que tu sabe quem tá escrevendo? Já era pra saber... rsrs

Dai disse...

Não! Estou louca pra saber quem é. Mas eu queria era isso mesmo. Era falar sobre o assunto.
Brigadão!

Anônimo disse...

que coisa não? Vai ficar sem saber, um dia te digo... Tem nem pista ou ideia? rsrs. Pela maneira de escrever, argumentar e tudo mais? complicado ein? rs

Dai disse...

Ah, desconfio com certeza. Vou esperar você se revelar. Obrigada pelos comentários. Volte sempre.

Dai disse...

Sugiro que você leia novamente.