sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quem tem medo do namoro grude?

Eu já sei que existem muitos blogs por aí que querem padronizar os casais seguindo o modelo “eu independente + você carinhoso = casal feliz”. Não é bem isso que eu quero fazer aqui. Como diria nosso brilhante professor Alejandro, eu quero dar um passo de lado.
A expressão “namoro grude” traz uma mistura de erro de concepção e de preconceito. Estar frequentemente ao lado da pessoa que você ama pode ser a melhor dinâmica pra uma relação.

Uma das impressões falsas mais recorrentes é que num namoro grude só existe espaço pra melação e fala infantil. Nada disso. Aprendi que no namoro de convivência intensa existe muito diálogo e, na maioria do tempo, busca de conhecimento de si e do outro. Se você ama, ama mesmo, vai perceber enorme prazer nisso. E mais, vai ver que esse conhecer é contínuo e pode se surpreender com o quão mutante isso é. Mas cabe a cada um fazer disso uma espécie de plano de vida. Exagero? Pois experimente ser grudada com alguém que NÃO quer ser grudado a você. Tsc, tsc.

É velha essa história de que no namoro grude um enjoa o outro. Meu povo, vamos fazer as coisas por vontade própria. Se fizer porque quer fazer, não enjoa. Ir pra junto da pessoa é uma delícia e por vezes é viciante. Não me convence essa de “tem que deixar sentir falta”. Mesmo os mais grudentos não vão ficar 24hs juntos. É possível em uma ilha deserta, mas no mundo que eu vivo, eu bem que gostaria, mas não dá. Isso de ter que incitar coisas no outro é coisa de gente manipuladora. Bom pra quem quer jogar. E pode perder.

Nos momentos em que não estiverem juntos vão sentir falta. Falta das qualidades, diria eu. Uma falta que é física e é intelectual também. No meu caso, ao lado do meu Amor vejo filmes, séries e documentários, fico sabendo das coisas interessantes que ele faz na Universidade e as peculiaridades do dia a dia dele que demonstram que estar sempre junto não é esquecer o mundo e nem se tornar menos vivo.

“Eduardo e Mônica Fizeram natação, fotografia, teatro, artesanato e foram viajar. E a Mônica explicava pro Eduardo coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar.”

É comum para mim ficar em silêncio olhando pro teto, esperando ele acordar. Eu vejo beleza nisso. Também é comum ele ligar o computador e eu abrir o livro depois de um “Amor o que você quer fazer hoje?” e eu responder “Vou estudar”. Lado a lado. Em silêncio. Esperando o outro acabar. Fazendo planos.

“E a gente vive juntos, e a gente se dá bem... E a gente vai à luta e conhece a dor.”

Os relacionamentos não tem que “matar” os envolvidos. Eu também não gosto de relacionamentos assim. E olha que já tive outros relacionamentos menos bons que o atual. Só que agora, eu fico grudada porque eu quero. Porque encontrei a maneira inteligente de fazer isso com uma pessoa também inteligente. Tem momentos ruins? Deve ter. Nem lembro. Mas nunca precisamos esperar até o fim de semana pra resolver. Resolvemos na hora.

Namoro grude é uma definição vulgarizante. Existem pessoas que nunca se viram, namoram por internet e se destroem em cobranças e desconfianças. Já vi casos assim. Queria só dizer que a ideia não é estar perto pra controlar. É estar junto apenas porque a pessoa é linda demais para estarmos longe e enfeita sua vida com carinho, dedicação. Namoro grude que vale a pena é aquele que é um porto seguro nas horas complicadas. É quando a pessoa ao lado viu com os próprios olhos o quanto você estudou e tirou nota ruim, viu o que fez você chorar e por isso mesmo, nem precisa de palavras .

Namorar grude, que eu estou aprendendo, é brincar de estar casado e sonhar que o casamento não vai mesmo mudar muita coisa e, mesmo assim, vai ser o máximo!

Meu Henrique ficava todo murcho quando eu ia ver minhas amigas nos primeiros meses e deixava ele sozinho o dia inteiro. Ele me dizia “Eu quero namoro grude”. Não rejeitei, não reprimi. Apenas deixei que nossa dinâmica se estabelecesse.



Desculpe, Querido, se exponho parte de nosso relacionamento. Só quero que mais pessoas entendam a beleza de estar sempre ao lado de alguém que lhe faz bem e se orgulha de se chamar seu parceiro.

“ E ela me faz tão bem, e ela me faz tão bem, que eu também quero fazer isso por ela.”

Se você pensa diferente, eu entendo. Mas saiba que estar junto todos os dias não apaga quem realmente somos. Aliás, essa é a beleza. Medo de se perder não tem haver com o relacionamento. É outra coisa. Não culpe o outro. Além do mais, se tem medo de se parecer com quem ama, se pergunte o que na verdade ama.

2 comentários:

Anônimo disse...

Existe uma frase bem verdadeira que diz, pra amar alguém de verdade, primeiro tem que amar você mesmo. É aprender a ficar sozinho que aprendemos a ficar junto. Até porque na vida, quase nunca é possível estar sempre perto, e como a pessoa que namora um namoro grude vai reagir ao passar 2 meses sem o namorado? Vai surtar? Enlouquecer? Ficar triste? Então, como saber realmente se é amor, já que não conseguem ficar longe suficiente que já é motivo de tristesa e indo até mais longe, carência e solidão? Aprender a ficar sozinho é fundamental, ter seu espaço e seus momentos juntos e também separados. A vida não deve se limitar só ao outro, pelo contrário, o outro tem que ser uma extensão de você mesmo, pra que possam os dois terem momentos separados mas que quando se juntam, tem muita coisa pra contar e que termina sendo uma experiência dos dois! Em relação a amizade, levar namorado ou namorada pra sair com as amigas por exemplo. Claro que tem coisa que mulhres conversam só quando estão somente mulheres! faz parte! e tem que saber respeitar isso, assim como tem coisas que os homens conversam quando estão só os homens... O namoro grude atrapalha um pouco essa parte da amizade, porque tira essa liberdade que era pra ser, mas termina não sendo, essencial. Sem contar que existem etapas da vida, viver como casado antes de casar, é jogar momentos com os amigos que não vão voltar nunca e em troco de quê? Já que se é amor, o casamento é algo certo mesmo, é uma etapa que vai chegar de qualquer forma, porque apressar isso no namoro? E já falando em casamento, voltamos de novo pra parte do viver sozinho, se durante o namoro não sabe o quanto o outro aguenta ficar longe, já pensou se no casamento, por conta de trabalho ou de estudo, vá fazer um treinamento em outro estado ou curso, coisa do tipo, e fique longe e o outro não suporta? É por isso que acontece as traíções, as bebedeiras, os problemas de confiança e tudo mais. Porque não sabiam viver sozinho, achavam que sabiam mas não tentaram isso durante o namoro. Concordo com quase tudo que disse só acho que precisa ter os dois momentos, o grude e o momento por fora do namoro, e saber respeitar cada momento e tirar o máximo disso. Namoro grude sufoca, porque amizade precisa existir entre outras pessoas, e amizade de verdade não inclui levar o namorado de brinde pra todo lugar, que isso termina tirando privacidade dos amigos e amigas. Elas ficam sem jeito de comentar algo, eles ficam sem jeito de fazer algo. Claro que a pessoa tem escolha, ter amigos meio que forçadas dos dois, normalmente de casais, mas não é a mesma coisa. Isso sem contar na hora de terminar, como fica? Um dos dois sempre fica sem chão. O quê? namoro grude não termina nunca? Indo atrás de casos de suicídios por conta de namoro, é fácil ver que a maioria é por conta de namoro grude ou amor obssessivo que acabou para um dos lados. De novo digo, por isso que é importante o consenso, precisa-se de liberdade, viemos dela, vivemos dela, brigamos por ela. Mesmo casado precisa ter seus momentos sem o namorado e se seu namorado ou namorada não respeita isso? Então isso não é amor.

Samira Ramalho disse...

Ai meu namorado já dizia que saudade é uma bobagem que alguem sem amor inventou para causar tristeza a alguem, rs. Adoro fazer tudo junto. Alías, ralcionamentos não devem ter um padrão ou normas claras de funcionamento. A única regra é amar. E junto ao amor vem um monte de outras coisas importante e essenciais para cada um. Basta alguém enteder o que de fato é o amor. Também ninguém precisa exigir que o outro mude, pois quando a vida ganha um outro sentido, as mudanças acontecem naturalmente. É assim. Eu amo e sou grude, não gosto da saudade, mas eu preciso senti-la só porque eu também preciso trabalhar! kk