domingo, 3 de outubro de 2010

Sobre expectativas


1. Expectativa: desejar postivamente que algo aconteça.

No último sábado a noite tive uma daquelas visitas deliciosas que faço à minha melhor amiga, Sávia Barreto. Conversar com ela é abrir as janelas. O que isso tem haver com minha preparação para a seleção do mestrado em Antropologia? Expectativas.
Em resumo, ela me ensinou que o que eu espero de mim mesma é mais do que os outros esperam de mim. Colocando uma mão acima e uma abaixo ela disse que a de cima é a altura que quero alcançar. A de baixo é a que as pessoas esperam de mim. Não qualquer pessoa. As pessoas mais exigentes que eu conheço. E são as menos arrogantes. Engraçado, porque sempre pensei que eu me cobrava pouco e as pessoas me tinham num conceito melhor do que mereço.

E no campo dos relacionamentos também falamos da nossa exigência. Principalmente em termos de amizade. Segundo tenho aprendido, algumas pessoas te frustram pra te mostrar o que você realmente deseja. Deseja reconhecimento, difelidade, apoio... A grande maioria não faz de propósito. O que fazer?

a) Você baixa os seus padrões?
b) Você tenta melhorar as pessoas? (é cilada, Bino!)
c) Você tenta lidar com suas expectativas e guiá-las em direções onde aquelas mais aceitáveis podem chegar a ser atendidas?

O que tem haver com qualquer coisa? Às vezes essas amizades são as pessoas com quem você trabalha ou estuda.
Vamos formular um mantra.

Um comentário:

Sávia disse...

Como sempre, você supera as minhas expectativas. rs. Amiga, te amo muito. Acho que você deve escrever no blog como quem come: três vezes por dia. Ou mais.