sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobre menstruar – continuação




Algum ginecologista ou outro profissional de saúde pode discordar ou pensar mais tecnicamente sobre o termos. Falo aqui apenas como uma mulher de vinte e três anos que menstrua desde os treze. Quando menstruei pela primeira vez eu fiquei um bom tempo deitada pensando: agora é para o resto da vida. Naquela época, o resto da vida parecida dez anos mais longe e, dado o fato de, na minha família as mulheres entrarem na menopausa por volta dos cinquentas anos, eu ainda tenho mais ou menos trinta anos para enriquecer a indústria do absorvente.

Recentemente, eu, meu namorado e seu irmão, calculamos a quantidade aproximada de absorventes utilizados pelas mulheres do CCHL – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI – em um mês. Lembre que todos os dias tem mulheres menstruadas lá. Ah e isso é destacado pela quantidade de absorventes que vemos nos lixeiros do banheiro, ou mesmo no chão, alguns até abertos e expondo o endométrio perdido das garotas. Humrum, dá nojo sim. Mas é aliviado pelo fato de que muitas coisas lá dão nojo. No cálculo que fizemos, eu entrei com os dados (média de dias e quantidade de absorventes utilizados etc.). Nosso cálculo não é exato, mas quando estendemos para toda a universidade são montanhas de pacotes.

Agora sobre cólica. Se a intensidade do fluxo e sua textura varia, a cólica também varia. Aliás, menstruação não é sinal de cólicas. Pode-se menstruar sem dor e é muito comum. Mas as cólicas, para algumas mulheres varia de intensa a insuportável. Algumas outras, como eu, na maioria das vezes melhoram com um comprimido ou dois. Tudo é muito relativo. Ainda mais quando essa cólica vem associada a outros fatores como dores nas costas e nos seios. Para a maioria só dói um dia antes ou no primeiro dia de menstruação, mas algumas sentem por mais dias.

Antigamente eu escutava as pessoas falando em “dor de cólica”. Ora, uma cólica já é dor e não é necessariamente menstrual, mas um dor no abdome.

Depois de relatar tudo isso ao meu cunhado/amigo, ele me perguntou como então eu ainda sentia medo de filme de terror.

Um comentário:

Anderson disse...

Para as mulheres que não sabem, a dor de 1 chute nos ovos equivale a 10.000 cólicas.